2017/07/17

Portugal Espaço 2030. Uma estratégia de investigação, inovação e crescimento para Portugal | Programa Espaço da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (@ciencia_pt)


Info: Programa Espaço da FCT

Documento (pdf)





Objetivos estratégicos

«_ Promover o crescimento económico e a criação de emprego qualificado em Portugal através da promoção de mercados relacionados com o Espaço, nomeadamente na exploração dos dados e sinais de satélite em vários setores de atividade e na sua utilização para abordar importantes desafios societais, incluindo na agricultura, nas pescas, na monitorização de infra-estruturas, no desenvolvimento urbano, na defesa e na segurança, e mesmo no sector da saúde pública;

»_ Fomentar a geração de dados de satélite através de novas tecnologias espaciais e infraestruturas relacionadas com o Espaço em Portugal, aproveitando a cooperação científica e tecnológica internacional, e transformando Portugal num ator relevante no sector espacial, com ênfase nas novas indústrias do Espaço (i.e., “New Space”).

»_ Contribuir para o desenvolvimento do País e para o fortalecimento das relações diplomáticas e de cooperação internacional, atendendo à sua posição geográfica e às ligações culturais e económicas que caracterizam a sua história.


»A estratégia nacional “Portugal Espaço 2030” é focada na resposta a desafios societais, centrada na exploração de dados, e tem por ambição estimular o investimento público e privado, reforçando a colaboração científica, industrial e internacional. Em suma, a estratégia procura apontar o caminho para a maximização dos benefícios que o investimento em atividades espaciais proporciona para o desenvolvimento de novas fronteiras do conhecimento, as empresas e os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico e cultural.

»A estratégia nacional encara assim o Espaço como um bem público a associar ás nossas instituições e ambições colectivas, estimulando a democratização contínua do acesso ao Espaço através do envolvimento inclusivo de empresas e instituições científicas e tecnológicas, públicas e privadas, em torno dos três eixos estruturantes descritos acima.

»A utilização de tecnologias espaciais faz parte do futuro colectivo da humanidade. Devido à sua história, Portugal tem fortes elos com países em via de desenvolvimento em diferentes continentes. Esta é a base para uma cooperação internacional ativa com o objetivo de desenvolver capacidades no domínio do Espaço e em domínios que podem beneficiar de serviços e aplicações de base espacial e habilitados por tecnologias espaciais, incluindo a difusão massiva de conteúdos educacionais, científicos e culturais em português. É também a base para partilhar o retorno de atividades espaciais com países e regiões que ainda não desenvolveram capacidades no domínio espacial, incluindo muitas regiões em países de língua portuguesa.»





Sem comentários:

Enviar um comentário