2016/09/07

«Os tipos de inovação»



APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção. Guia de Boas Práticas para a Inovação nos Serviços. Ficha Técnica. Gestluz – Consultores de Gestão, com a colaboração da Associação Plataforma para a Construção Sustentável – Centro Habitat.




«Existem quatro tipologias de inovação distintas que podem ser identificadas nas empresas.



»INOVAÇÃO DE PRODUTOS (BENS E SERVIÇOS)

»“A introdução no mercado de novos ou significativamente melhorados, produtos ou serviços. Inclui alterações significativas nas suas especificações técnicas, componentes materiais, software incorporado, interface com o utilizador ou outras características funcionais”. (OCDE, 2005)

»• A inovação do produto/serviço pode utilizar novo conhecimento ou tecnologia ou apenas a combinação de conhecimento ou tecnologia existente.

»• O design é considerado inovação do produto; no entanto alterações de design que não promovam alterações significativas nas funcionalidades do produto devem ser consideradas inovações de marketing.

»• O desenvolvimento de novas utilizações para o produto, com apenas pequenas alterações nas suas especificações técnicas, é considerado inovação.

»• A inovação do produto e serviços pode incluir melhoramento significativo na forma como é prestado (por exemplo, rapidez, eficiência), novas funcionalidades ao serviço e a introdução de novos serviços.



»INOVAÇÃO DE PROCESSOS

»“É a implementação de novos ou significativamente melhorados processos de fabrico, logística e distribuição”. (OCDE, 2005)

»• Métodos novos ou significativamente melhorados no fabrico ou produção de bens ou serviços.

»• Métodos novos ou significativamente melhorados de logística, de entrega ou de distribuição.

»• Atividades novas ou significativamente melhoradas de apoio a processos (por exemplo: sistemas de manutenção, sistemas de informação, sistemas de contabilização, etc.)



»INOVAÇÃO DE MARKETING

»“Implementação de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas no design do produto ou embalagem, preço, distribuição e promoção”. (OCDE, 2005)

»• Inovação de Marketing no Produto => Alterações significativas no design do produto, nas suas funcionalidades, na forma e aparência, ou embalagem.

»• Inovação de Marketing no Preço => Introdução pela primeira vez de novas estratégias de preço, como preços diferenciados, leilões ou descontos.

»• Inovação de Marketing na Distribuição => Introdução de novos canais de vendas e/ou assistência.

»• Inovação de Marketing na Promoção => Utilização de novos conceitos e técnicas de promoção, como canais (TV, Internet), alterações de marca, símbolos e da imagem corporativa, introdução de sistema de gestão de clientes (Customer Relationship Management), incluindo programas de fidelização.



»INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

»“Implementação de novos métodos organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas”. (OCDE, 2005)

»• Novos Métodos Organizacionais => Implementação de novos métodos para organização das atividades de rotina e desenvolvimento de novos procedimentos para desenvolvimento do trabalho.

»• Organização no Trabalho => Implementação de novos métodos para distribuição de responsabilidades, tomada de decisão, novos conceitos para estruturar as atividades tais como integração de diferentes unidades.

»• Relações Externas => Implementação de novas formas de relacionamento com outras empresas ao nível da integração com fornecedores, subcontratação ou consultoria.»





Tipologias de inovação
Leituras temáticas

Sem comentários:

Enviar um comentário