2016/09/01

«Criatividade e Competências»



Questionário ao Potencial Inovador Científico e Tecnológico no âmbito dos Sistemas de Informação (PICTSI), 2013. Principais Resultados Globais. Departamento da Qualidade na Saúde. Direção-Geral da Saúde. Comissão para a Informatização Clínica (CIC) / Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Relator/Colaborador: Pedro Sá Moreira.




«Questionar as unidades hospitalares sobre os recursos disponíveis na unidade e subcontratados a terceiros permitiu verificar que 31,4% subcontrataram serviços a terceiros com o objetivo de obter competências no domínio das “artes gráficas/layout/publicidade”, enquanto 45,1% afirmaram ter internamente colaboradores com estas competências. A maioria das unidades (60,8%) referiu dispor de recursos e competências internas no âmbito de “desenvolvimento de software”.

»Quando as unidades hospitalares foram questionadas sobre os métodos utilizados para estimular novas ideias e a criatividade, entre os colaboradores, destacaram a “criação de grupos de trabalho multidisciplinares ou multifuncionais” (76,5%), “sessões de brainstorming” (72,5%) e “rotação de colaboradores para outros departamentos ou para outras unidades do grupo” (54,9%).»





Tipologias de inovação
Leituras temáticas

Sem comentários:

Enviar um comentário