2016/08/23

«Quais os tipos de inovação?»



3M via Co_labore



«Com o Ipad, a Apple completou uma seqüência de 3 grandes lançamentos junto ao Ipod e Iphone. Aqueles que já leram nossa visão do que não é inovação e do que é melhoria, adequação, invenção e inovação podem estar se perguntando se tais produtos são inovadores, afinal, produziram enorme resultado (1o pré-requisito), mas nem todos eram produtos absolutamente novos. Já existiam tocadores de MP3, Smartphones e Tablets antes dos lançamentos da Apple.

»No entanto, é preciso compreender que as inovações têm diferentes tipos e intensidades. Há inovações radicais que transformam mercados, criam novas categorias e mudam a base de competição de indústrias existentes; e há inovações incrementais, com menor grau de novidade e menor impacto nos resultados.

»No que se refere a tipos, a inovação de produtos é apenas um dos doze tipos de inovação que as empresas podem aproveitar para melhorar seu desempenho. De todas as tipologias para classificar inovações, que já utilizamos em projetos de consultoria, o Radar da Inovação, criado pelo Prof. Mohan Sawhney é a que melhor auxilia a adotar uma visão ampliada de inovação de negócios.



»O quadro abaixo apresenta os doze tipos de inovação, com uma definição clara de cada uma, e exemplos nacionais e internacionais que ilustram cada tipo de inovação.



»Temos utilizado o Radar da Inovação para: a) identificar o perfil de inovação atual de empresas; b) comparar com o perfil setorial e dos concorrentes; e c) desenhar uma estratégia futura explicitando onde a empresa quer inovar.

»Percebemos que essa visão ampliada de inovação aproxima o tema de executivos de áreas que, anteriormente, eram excluídas do processo de inovação. A inovação pode vir do financeiro com uma nova forma de captura de valor, de uma experiência do consumidor inovadora pelo pessoal do marketing ou ainda de uma nova configuração da cadeia de fornecimento pela área de logística e supply chain. Além disso, setores maduros e de baixa intensidade tecnológica começam a identificar tipos de inovações adequados a característica de seus setores. As inovações de clientes, soluções e experiências do consumidor têm sido mais presentes no varejo, enquanto que as inovações de processo, cadeia de fornecimento e organização, mais presentes nas indústrias. No setor de tecnologia e entretenimento há uma combinação de diferentes tipos e intensidades de inovação.

»A Apple não é a única referência em inovação mas, nesse momento, consolida-se como a empresa mais inovadora do mundo. Seu perfil combina inovações na oferta, na presença como as lojas conceito, que mudaram o canal de venda de computadores, e a loja online Itunes, que redefiniu a forma de comprar músicas, vídeos e games, bem como a AppStore, que vende as aplicações (os softwares) que turbinam os aparelhos. Todos esses novos canais de distribuição criaram inovações na experiência do consumidor, algo vivo nos próprios produtos e nas lojas conceito. Para tanto, a empresa inovou na cadeia de fornecimento ao estabelecer acordos inéditos com as gravadoras de música e permitir a compra de músicas individuais, o que também se constitui numa inovação na captura de valor.»








Tipologias de inovação
Leituras temáticas

Sem comentários:

Enviar um comentário